segunda-feira , 25 novembro 2024
Nacional

Pedido de Demóstenes para reaver mandato está na gaveta

A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de anular as provas do processo contra Demóstenes Torres foi só a primeira etapa de um longo processo que ele terá de enfrentar para reaver o seu mandato no Senado – e que está longe, mas muito longe do fim.

Assim que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, confirmou a sentença do STJ, Demóstenes entrou com pedido no Senado para anular a votação que o cassou no plenário. Este pedido encontra-se em uma fila com mais 1.370 processos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) à espera de um relator.

A CCJ está comandada por um presidente interino, Antonio Anastasia (PSDB-MG), que por não ser o presidente de fato, julga não ter autoridade suficiente para bater o martelo em um assunto tão delicado. À coluna Giro, do jornal O Popular, a assessoria de Anastasia explicou que a demora acontece porque há na fila “matérias de anos anteriores, até de 2015”.

A tendência é que a questão de enrole por mais alguns meses no Senado. Por isso, Demóstenes já decidiu provocar o STF para que julgue a questão, por entender que o Congresso está se omitindo. Ele se desincompatibiliza do Ministério Público até o dia 6 de abril para ser candidato.

Artigos relacionados

Nacional

Deolane Bezerra é presa novamente por descumprir medidas judiciais

Fato A advogada Deolane Bezerra foi novamente presa após descumprir medidas judiciais....

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...