As novas Televisão Brasil Central (TBC) e Rádio Brasil Central (RBC) AM e FM e suas grades de programação têm nova identidade visual. As emissoras e seus programas estão com logomarcas e logotipos novos, com referência aos conceitos da linha editoral definida pelo presidente João Bosco Bittencourt: interatividade com o telespectador, pluralidade de cobertura, conectividade com todos os meios e mídias e inovação na produção e apresentação do conteúdo.
A esfera é o ponto de partida das novas logos da TBC e da RBC. Ela aparece em todas as marcas, das emissoras aos programas jornalísticos e de entretenimento e representa a variedade e a abrangência da nova linha editorial, que tem na informação relevante para a audiência a prioridade da cobertura. As esferas, por sua vez, são coloridas, fazendo referência à pluralidade do conteúdo veiculado (conheça as novos logos no arquivo em anexo).
“Assim como fizemos com a programação, nós começamos as novas marcas do zero. Não nos apegamos a nenhuma referência do passado, ao mesmo tempo em que não perdemos de vista a importância história da TBC e da RBC na cobertura jornalística dos fatos em Goiás”, diz o presidente das novas TBC e RBC, João Bosco Bittencourt. “As logos são simples, leves e fáceis de memorizar. Cada detalhe foi feito pensando nos espectadores”, afirmou.
A nova linha editorial dos veículos de comunicação do Governo de Goiás já se tornou referência no Estado e fora dele. As novas TBC e RBC, que receberam investimentos de R$ 27 milhões para modernização e digitalização nas gestões de Marconi Perillo e José Eliton, estão movimentando o mercado jornalístico, dando visibilidade aos ótimos profissionais de seus quadros e mostrando que o conteúdo produzido nem de longe precisa ser “chapa branca”.
A revolução na linha editorial das novas TBC e RBC é resultado da compreensão do presidente da ABC de que também os veículos públicos devem estar sintonizados com o mercado editorial das emissoras comandadas por grupos privados. “A popularização da internet e dos smartphones muda completamente a forma como as pessoas recebem e interagem com a notícia. Essa mudança exige de todos os veículos de comunicação alterações muito profundas no relacionamento com a audiência”, diz o presidente das novas TBC e RBC.
“A audiência não se contenta mais em receber as informações. Ela quer pautar as matérias, quer interferir na condução do conteúdo e se não for atendida em uma emissora ela vai procurar outra”, diz João Bosco Bittencourt. Por isso, explica, a interatividade é o centro da nova linha editorial das emissoras. O objetivo é ouvir a opinião dos ouvintes e dos telespectadores, compreender a demanda deles por conteúdo e incluí-los na tomada de decisões.