O governador Zé Eliton comentou na manhã desta terça-feira, durante apresentação do plano de governo, as últimas pesquisas eleitorais divulgas em Goiás. Ele disse que analisa as pesquisas sempre com “muita naturalidade e sem ansiedade”. Nas palavras do tucano, o que ganha a eleição é o trabalho e não as pesquisas, citando pesquisa Serpes realizada às vésperas das eleições em 2014.
“Eu me recordo que em 2014 na véspera das eleições o Serpes apontou uma vitória de mais de 20 pontos de frente para o então candidato ao Senado Ronaldo Caiado, no dia seguinte foi menos de 2% a diferença de um para o outro, ou seja, um erro de mais de 20 pontos percentuais de um dia para o outro dia”, diz.
O candidato citou ainda as eleições de 1998, quando o Instituto de pesquisa Ibope errou por quase 15 pontos percentuais da eleição do, então jovem desconhecido, Marconi Perillo, naquele momento.
“Em 1998, o jovem Marconi Perillo poderia ter ganhado as eleições no primeiro turno e as pesquisas atrapalharam a decisão do eleitor levando a disputa para o segundo turno”, disse.