O ex-governador e candidato ao Senado, Marconi Perillo (PSDB), ganhou destaque no Jornal Nacional deste sábado, em reportagem sobre a Lei da Ficha Limpa, que barrou a candidatura do ex-presidente Lula à presidência da República. A matéria sobre a Ficha Limpa foi ao ar depois de o Jornal Nacional mostrar a reportagem qeu resumiu o julgamento da candidatura de Lula no TSE, que acabou barrada.
Marconi aparece no Jornal Nacional presidindo a sessão no Senado que aprovou a Lei da Ficha Limpa em 19 de maio de 2010. “Setenta e seis votantes; nenhuma abstenção, nenhum voto ‘não’, setenta e seis votos ‘sim’. Está aprovado o projeto Ficha Limpa nessa sessão história para o Senado Federal, para o Congresso Nacional e para o Brasil”, disse Marconi na ocasião, sob fortes aplausos.
O então senador articulou a entrada do projeto em votação naquela sessão e a proposta foi aprovada por unanimidade, menos de um ano depois de entrar em tramitação no Congresso Nacional, assinada por um 1,6 milhão de brasileiros. A lei foi sancionada pela Presidência em 4 de junho. A lei determina que estão inelegíveis por 8 anos todos os condenados por órgão colegiado em segunda instância.