terça-feira , 30 abril 2024
Sem categoria

Valdivino de Oliveira, o homem que está levando as empresas de Goiás para Brasília: a culpa é sua, Caiado

Ex-secretário da Fazenda e ex-deputado federal, o economista  Valdivino de Oliveira tem mediado ida de empresas de Goiás para Brasília e a aponta a razão da fuga dos empresários: o ambiente econômico conturbado instalado no Estado com o governo Ronaldo Caiado.

Ele explicou ao Jornal Opção que isso se deve a política redução dos incentivos fiscais do novo governo e a CPI que investiga esses benefícios na Assembleia Legislativa.

“São vários fenômenos que geram essa conturbação: preocupação do governo em reduzir incentivos; Assembleia fazendo CPI de incentivos fiscais; secretária que dá entrevista falando que a política de incentivos está ultrapassada…”, sublinhou.

Valdivino pontua que o governo sabe do seus “apertos”, mas essas discussões deixam a classe empresarial imaginando até onde vai a questão dos cortes dos incentivos  “Essa falta de clareza gera uma insegurança se esses benefícios são firmes ou não”.

Já sobre a Assembleia, o ex-secretário afirma que a CPI dos Incentivos Fiscais deixa os empresários arredios. “Mina um pouco o ambiente”, afirma.

Ele exemplifica que, atualmente, São Paulo tem procurado empresas e oferecido benefícios, enquanto Goiás tem questionado. “Esse questionamento não é bom”, assinala.

“Para contornar essa insegurança, o governo deveria definir um rumo e não gerar expectativa negativa. A expectativa é ruim e é preciso criar uma situação melhor e mais certa, de dar apoio para não gerar insegurança”, acrescentou.

Valdivino lembra, inclusive, que os investimentos não são de curto prazo. “Ninguém constrói uma empresa para funcionar por cinco anos. É por pelo menos 20”, ressalta.

Questionado se tem levado empresas de Goiás para Brasília ou para outros estados  o economista diz que como consultor não tem essa missão de “tirar de um lugar e levar para outro. Colaboro com ideias”.

Valdivino montou escritório de consultoria para atende entidades de todo o país e as empresas pedem que se faça o planejamento tributário e que se busquem as melhores alternativas para se estabelecerem.

“Falamos de Goiás, DF, São Paulo e outros locais. Eu não convido ninguém, apenas falo qual a legislação vigente dos Estados”, explica.

Apesar disso, o ex-secretário da Fazenda afirma que o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e o secretário de Estado da Fazenda, André Clemente Lara de Oliveira, pediram para ele colaborar com a gestão de Brasília. “Eles têm me pedido sugestões”.

Em relação ao governador Ronaldo Caiado (DEM), ele também confirma que conversou com o governador e se colocou à disposição. “Porém, não fui solicitado”, finalizou.