terça-feira , 26 novembro 2024
Sem categoria

Denúncia do UOL: Câmara concede passaporte diplomático a 404 filhos e cônjuges de deputados. De Goiás, pelo menos Zé Nelto está na lista

Matéria do repórter Guilherme Mazieiro do UOL, em Brasília, denuncia que a Câmara dos Deputados concedeu passaporte diplomático a pelo menos 404 filhos e cônjuges de deputados. Esse montante supera o número de deputados que têm o documento (369) e dos que não têm, mas poderiam requerer (144). O documento garante privilégios em viagem ao exterior. A Presidência da Casa e o Itamaraty negam irregularidades na emissão.
Segundo informações da Câmara, os passaportes diplomáticos dos familiares têm, em média, quatro anos de duração. O levantamento foi feito pelo UOL nos dias 3 e 4 de maio junto ao portal da Câmara e considerou a relação dos 513 deputados da atual legislatura. Nos dados há casos de deputados reeleitos que mantiveram o documento já concedido e de novatos que tiraram o novo documento.
O deputado que tem o maior número de familiares com o documento, segundo o portal da Câmara, é o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Considerando o dele, são sete passaportes, para os filhos e a mulher.
Depois de Maia, há sete deputados com seis passaportes em casa, divididos entre os cônjuges, companheiros (as) e filhos (as). São eles: – Artur Lira (PP-AL) – Celso Sabino (PSDB-PA) – Cláudio Cajado (PP-BA) – Da Vitória (Cidadania-ES) – Edilázio Júnior (PSD-MA) – Newton Cardoso Júnior (MDB-MG) – Marcelo Aro (PP-MG).
Veja a matéria completa: