sexta-feira , 26 abril 2024
Goiás

Bom Dia Goiás desmente versão de Lauro Machado para a criação de 127 cargos comissionados no MP Estadual

Logo após exibir as explicações do procurador-geral do Ministério Público Estadual, Lauro Machado, para a criação de 127 cargos comissionados na instituição, o Bom Dia Goiás, noticioso matinal da TV Anhanguera, desmentiu a versão apresentada pelo procurador.

Lauro Machado disse, na sua entrevista, que os cargos estão sendo criados para garantir a substituição das servidoras do MP Estadual que entram em licença maternidade e que são comissionados por isso mesmo: com o retorno de cada servidora, cada ocupante de cargo comissionado nomeado em substituição seria dispensado.

Enfático, o procurador-chefe esclarece: “Se você colocar num cargo efetivo, depois você não tem como dispensar a pessoa. Ele vem para substituir e quando voltar a pessoa que estava afastada, ele vai ser dispensado”.

Na sequência das declarações do procurador-chefe, a repórter Fernanda Trigueiro entra de sola e afirma: “Só que o critério para contratação de comissionados (no MP) não é a substituição de licenças. Pela Constituição Federal, só podem ser nomeados sem concurso servidores em cargos de chefia, direção e assessoramento”.

Ou seja: não existe previsão constitucional para criar cargos comissionados destinados a prover a substituição de funcionários licenciados.

Na reportagem, Lauro Machado volta e garante que a criação de cargos comissionados no MP Estadual está dentro da Constituição.

 

LEIA MAIS:

Essa é boa: Lauro Machado diz que criação de 127 cargos comissionados é para suprir licenças maternidade das servidoras do MP