sexta-feira , 26 abril 2024
EleiçõesGoiásImprensa

Melhor contribuição para a campanha, até agora: Marcello Rosa e Lilian Lynch desmascaram Vanderlan e Gomide com apenas uma pergunta cada

A melhor contribuição oriunda da imprensa goiana para ajudar o eleitorado a avaliar melhor os candidatos ao Governo do Estado partiu, até agora, dos apresentadores do Jornal Anhanguera Marcello Rosa e Lilian Lynch.

Foram entrevistados pelos dois profissionais os 4 principais candidatos ao Governo – Iris Rezende, Marconi Perillo, Vanderlan Cardoso e Antônio Gomide, nesta ordem. Quanto a Iris e Marconi, as entrevistas foram o que se esperava, dentro do estilo e do comportamento de cada um na campanha. Mas, em relação a Vanderlan e a Gomide, as entrevistas surpreenderam. Marcello Rosa e Lilian Lynch simplesmente desmontaram os dois candidatos.

E bastou pouco coisa: uma pergunta de Marcello Rosa para Vanderlan Cardoso e uma pergunta de Lilian Lynch para Antônio Gomide. Só isso foi suficiente para expor os dois candidatos a um constrangimento poucas vezes visto ao vivo na televisão e levar Vanderlan a mentir descaradamente e Gomide ao paredão, de onde não conseguiu sair.

A pergunta de Marcello Rosa a Vanderlan foi sobre os 7 processos – 7 processos, leitor – a que o milionário responde na Justiça, por denúncias do Ministério Público Estadual, por desvio de recursos e outras condutas irregulares à frente da Prefeitura de Senador Canedo. Vanderlan, coitado, respondeu com um monte de mentiras: disse que todos os processos já foram resolvidos, que ele ganhou em todas as instâncias e que tudo não passava de perseguição política.

Mentira atrás de mentira. Não há nada “resolvido”. Ele está até condenado em um desses processos, em 1º instância. E o pior é que foram mentiras de pernas curtíssimas: o site do Tribunal de Justiça informa que todos os processos por improbidade de Vanderlan continuam em aberto. E com um adendo, aliás mais uma sacada de Marcelo Rosa que o empresário levou na caral, ao vivo: a mulher de Vanderlan, Izaura Cardoso, é ré com ele em 2 desses processos, um por usar em proveito pessoal funcionários da Prefeitura e outro por distribuir bombons aos beneficiários dos programas sociais municipais com… fotos do casal.

Com uma ficha suja dessas, Vanderlan deveria ter sido impedido de disputar o Governo do Estado. Mas, pode apostar leitor, ele caminha para ter a sua carreira política inviabilizada, bastando, para isso, ser condenado em 2ª instância em qualquer um desses processos – o que o lançará na lista negra da Lei da Ficha Limpa e na consequente proibição de registro de qualquer candidatura.

A outra pergunta, dessa vez para Antônio Gomide, foi da apresentadora Lilian Lynch. Ela aproveitou uma frase do próprio Gomide – dizendo que a sua administração em Anápolis seria o modelo para um eventual Governo seu, caso fosse eleito – e perguntou: como em Anápolis, segundo dados da própria Prefeitura, faltam quase 6 mil vagas nas creches, a promessa de garantir ensino público de qualidade não é para todos, não é?

Gomide ficou literalmente branco. A pergunta de Lilian Lynch, na verdade, teve o condão de demolir todo o discurso do candidato, de que fez uma gestão maravilhosa em Anápolis e por isso está credenciado a vencer as eleições e a governar Goiás. A cara que Gomide fez, ao receber o impacto da pergunta na testa, foi de fazer dó. E o motivo é simples: como é que um candidato promete para o futuro algo que não fez no passado?

Essas entrevistas são históricas: Vanderlan Cardoso e Antônio Gomide, um contando mentiras e o outro tentando justificar o injustificável, sem conseguir, podem ser vistos no site do G1, em vídeo completo. Marcello Rosa e Lilian Lynch deram uma lição de jornalismo.