sexta-feira , 26 abril 2024
EleiçõesGoiás

Refém do autoritarismo de Iris, PMDB prepara-se para lançar o velho cacique mais uma vez na disputa pela prefeitura

Em entrevista à rádio Bandeirantes 820 AM nesta quinta-feira, o deputado estadual Bruno Peixoto cantou a pedra: o PMDB formalizará, mais uma vez, a candidatura do ex-governador Iris Rezende à prefeitura de Goiânia em 2016 – um roteiro que se repete no partido desde 1982.

Bruno tem razão: não há ninguém no PMDB com o capital eleitoral do velho cacique. Samuel Belchior, Sandro Mabel, Daniel Vilela e o próprio Bruno Peixoto são apenas simulacros, incapazes de levar a bom tempo uma disputa contra Vanderlan Cardoso (PSB) e o candidato da base aliada ao governador Marconi Perillo (PSDB), que deve ser Jayme Rincón.

No entanto, é importante destacar que quem forjou esta situação de dependência do PMDB por Iris não foi ninguém mais, ninguém menos do que o próprio Iris. Um a um, ele eliminou políticos que tinham potencial para fazer sombra ao seu anacronismo. E lá se foram Henrique Santillo, Lúcia Vânia, Nion Albernaz, Luiz Bittencourt, Júnior Friboi, Henrique Meirelles…

Não restam dúvidas de que Iris será candidato. De novo. E de novo, de novo, de novo e de novo. O PMDB continuará a tocar este samba de uma nota só até que tenha a decência e a coragem de se levantar contra o jugo do velho cacique. Talvez aí, quem sabe, consiga se reerguer e ocupar o espaço que um dia foi seu na política goiana.