sexta-feira , 26 abril 2024
Goiás

Maior aquisição dos últimos 15 anos: Marconi entrega R$ 32,4 milhões em armas e equipamentos para a polícia

Mesmo diante da crise econômica em que vive o País, o governador Marconi Perillo entregou, na manhã desta sexta à Secretaria de Segurança Pública de Goiás 45 novas viaturas para o transporte e escolta de reeducandos, 676 armas, 6 mil munições e 1,8 mil pares de algemas. O investimento total com equipamentos é de R$ 32,4 milhões, oriundos diretamente dos cofres estaduais. Esta foi a maior aquisição de equipamentos para a área da segurança dos últimos 15 anos. Eles serão distribuídos por todas as unidades prisionais do Estado.

“Em que pese a crise financeira, a área de segurança pública tem sido, desde sempre, priorizada em Goiás. Estes não são gastos. São investimentos. É preciso criatividade para locar recursos, num cenário de crise, para termos condições de comprar equipamentos e viaturas. Posso dizer hoje, aqui, que segurança é uma das áreas prioritárias do Estado. Aproveito para agradecer a todos os agentes pelos seus trabalhos e resultados”, disse o governador durante discursos em palanque armado na sede da Secretaria de Segurança Pública, em Goiânia, para cerca de 200 policias civis e militares.

Marconi destacou que os investimentos em Segurança Pública poderiam ser maiores se houvesse uma gestão compartilhada de todos os entes federados. “Os Estados são os únicos a investir em segurança Pública hoje. Temos 11% da nossa receita destinada à segurança. A União não gasta nada, a não ser Forças Armadas, com a Polícia Federal e Rodoviária Federal. E municípios, com a Guarda Municipal. Ficamos com a responsabilidade inteira da Segurança Pública do cidadão. Falei para a presidente Dilma Rousseff ontem (durante encontro com os governadores) que é preciso criar um fundo nacional, compartilhado, com responsabilidade estadual, municipal e federal para termos mais dinheiro. Podemos reduzir a criminalidade. Vou continuar trabalhando para equilibrar as finanças.”