sexta-feira , 26 abril 2024
Goiás

Estre Ambiental, que recolhe o lixo de Aparecida e pertence ao banqueiro André Esteves, fez doação de R$ 500 mil a Daniel Vilela em 2014

A Estre Ambiental, uma das empresas de propriedade do banqueiro André Esteves e seu grupo econômico, fez em 2014 uma doação em dinheiro de R$ 500 mil reais ao então candidato a deputado federal Daniel Vilela, do PMDB.

Por que um dos maiores banqueiros do país investiria em um político goiano? Simples: Daniel Vilela é filho de Maguito Vilela, que é prefeito de Aparecida, que contratou a Estre Ambiental para coletar o lixo da cidade. É difícil garantir que a doação não tem conexão com o contrato, que é milionário.

Tanto que o Ministério Público Federal chegou a questionar a doação, propondo uma ação de cassação do mandato de deputado federal conquistado por Daniel Vilela. Posteriormente, o MPF desistiu do procedimento, já que existe uma divergência de interpretação sobre a proibição da legislação eleitoral para que candidatos recebam dinheiro de empresas concessionárias de serviços públicos – a coleta de lixo é um desses serviços, mas o entendimento não é pacífico.

O banqueiro André Esteves, dono da Estre Ambiental, está preso no Rio de Janeiro, por determinação do Supremo Tribunal Federal, acusado de corrupção ativa, obstrução de justiça e outros crimes.