sexta-feira , 26 abril 2024
GoiásImprensa

Iris, Vanderlan, Antônio Gomide, Daniel Vilela: esses são só alguns dos políticos que tentaram fechar o Goiás 24 Horas, mas foram derrotados na Justiça

Pode ter certeza, leitor fiel: o Goiás 24Horas tem uma bela história de defesa e afirmação da liberdade de expressão em Goiás.

Em seus três anos de existência, o blog foi atacado na Justiça por políticos importantes como Iris Rezende, Vanderlan Cardoso, Antônio Gomide ou Daniel Vilela, dentre outros. Sem disfarçar, todos eles postularam 1) a censura do G24Hs e 2) a sua retirada da internet.

E todos foram também derrotados através de decisões históricas de magistrados goianos, que ainda haverão de ser reconhecidos pelo papel que tiveram não na manutenção do blog, mas na defesa da liberdade de expressão como um dos pilares da sociedade democrática.

As sentenças proferidas por mais de 10 juízes em processos movidos contra o Goiás 24 Horas constituem-se, hoje, em um precioso repositório de jurisprudência a favor do direito de crítica e em defesa do trabalho profissional dos jornalistas e comentaristas. O blog está preparando a edição de um livro contendo todas as sentenças e o histórico dos processos vencidos pelo jornalismo mais inovador dos últimos anos em Goiás.