sexta-feira , 15 novembro 2024
GoiâniaGoiás

Parabéns, Tibúrcio: OAB de Goiás já está em campo a favor da PEC que limita superpoderes do MP

O diário O Hoje sai na frente e dá um furo na concorrência: informa na edição desta quarta-feira que o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Goiás, Henrique Tibúrcio, já está trabalhando pela aprovação do Projeto de Emenda Constitucional nº 37, que proíbe o Ministério Público de promover investigações criminais.

Membros do Ministério Público, em todo o país e principalmente em Goiás, fazem campanha pela rejeição da PEC 37, alegando que ela resultará em aumento da impunidade no Brasil.

Nada mais falso. As polícias estaduais e federal vão continuar investigando os crimes, como sempre fizeram, aliás sob fiscalização do Ministério Público.

O que o Ministério Público pretende, ao defender a rejeição da PEC 37, é acumular superpoderes, inclusive o de investigar sem nenhum tipo de controle externo – coisa, a propósito, de regime autoritário.

Tibúrcio esclarece que “O MP é parte no processo e, pela Constituição, nunca teve o poder de investigação”. Sendo parte, se puder investigar, leva vantagem sobre a defesa e desequilibra o princípio constitucional que assegura oportunidades iguais para as duas partes, acusação e defesa, em um processo judicial.

Para o presidente estadual da OAB, “a PEC é ‘meramente declaratória’, uma vez que a Constituição é clara em conceder ao MP apenas poderes auxiliares de investigação e de fiscalização da atividade policial”.

 

Artigos relacionados

Goiânia

Racha no PP: Sob o comando de Alexandre do Baldy, membros da sigla gravam apoio a Mabel

Fato A briga interna sobre o apoio do PP em Goiânia parece...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...