Site NewsGO: em três meses de governo Caiado, os dois aviões do Estado fizeram 59 viagens a Brasília

Veja abaixo matéria publicada pelo site NewsGO:

Nos primeiros três meses do ano, as duas aeronaves do governo de Goiás quase não ficaram no chão, segundo informações do Gabinete Militar obtidas por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Ao todo, foram feitas 59 viagens, ou seja, a cada 1 dia e meio uma das aeronaves levantou voo.

O principal passageiro foi o governador Ronaldo Caiado, que viajou 31 vezes nos meses de janeiro, fevereiro e março. O principal destino das viagens foi Brasília, onde esteve 19 vezes nesse período, inclusive no fim de semana.

No dia 26 de janeiro, um sábado, Ronaldo Caiado e a esposa, Gracinha, viajaram para Brasília em um avião oficial e retornaram no dia seguinte. No portal do governo, a reportagem não encontrou a agenda do governador destes dois dias. Em sua rede social, onde publica diariamente, Ronaldo Caiado também não fez menção à viagem.

A assessoria de imprensa do governador exigiu o protocolo da solicitação feita à Ouvidoria do governo por meio da LAI para dar prosseguimento ao pedido de informação sobre a agenda do governador, argumentando ser necessário para responder a demanda feita pelo News GO. Considerando ser uma exigência abusiva, o site não informou o protocolo e por quatro dias tentou obter a informação, sem sucesso.

Usar helicóptero ou avião oficial para deslocamentos privados não é proibido em Goiás, diferentemente da maioria dos estados brasileiros, onde o uso das aeronaves é permitido apenas para cumprir agenda governamental. Aqui em Goiás, não só o governador pode voar nas aeronaves oficiais, mas também o vice-governador, secretários, autoridades federais e estrangeiras.

A mulher do vice-governador Lincoln Tejota viajou para Brasília no dia 1º de fevereiro, uma sexta-feira, para também cumprir compromisso governamental em Brasília, segundo o Gabinete Militar. Parlamentares e secretários de Estado também são passageiros frequentes nos aviões oficiais.