terça-feira , 30 abril 2024
Sem categoria

“É precioso garantir os meios para que todos possam ir à escola”, diz Jânio Darrot ao defender Passe Livre Estudantil

O prefeito de Trindade e presidente estadual do PSDB, Jânio Darrot, contestou, nesta quinta-feira (09/05), projeto do governador Ronaldo Caiado enviado à Assembleia Legislativa que altera regras de concessão do Passe Livre Estudantil. Ele alerta que a medida vai deixar 62.418 estudantes da região metropolitana de Goiânia, Anápolis e Rio Verde sem condições financeiras para frequentar escolas e universidades. “Cada vez mais se impõe a necessidade de defendermos o legado do ex-governador Marconi Perillo”, disse ele. “É precioso garantir a todos os meios para que possam estudar”, ressalta.

 

Na prática, o número de estudantes beneficiados será reduzido de 85.075 para 22.657. O presidente estadual do PSDB observa que os programas sociais implantados pelo ex-governador Marconi Perillo estão sendo gradativamente esvaziados, com danos para as famílias mais pobres. “Trata-se de um cenário preocupante, na medida em que a população já vem há muito sendo penalizada em função da grave crise econômica que persiste no país”, afirma.

 

Jânio Darrot considera a medida “drástica” uma vez que penalizará diretamente o orçamento doméstico de mais de 60 mil famílias. Segundo ele, “isso, inevitavelmente, vai interromper os estudos de crianças e jovens que dependem deste subsídio para frequentar escolas e universidades.” Criado em 2013 pelo ex-governador Marconi Perillo, o Passe Livre Estudantil se tornou referência nacional e, ao longo de seis anos, contemplou cerca de 350 mil estudantes goianos.

 

Jânio observa que o ajuste nas contas públicas preconizado pelo governador Ronaldo Caiado falha ao se manter dentro de uma vertente unilateral. “Não se pode, em nome da contenção de gastos e da economia de recursos, penalizar justamente as famílias que mais dependem da ação do poder público”, avalia. “O setor social tem que ser preservado. Essa é a finalidade maior dos que se propõem à missão de gerir os destinos de um estado”, explica.

 

Mobilização

Jânio Darrot destaca que o PSDB vai se mobilizar para impedir os cortes no Passe Livre Estudantil, conforme projeto que tramita na Assembleia Legislativa. Segundo ele, os deputados estaduais da legenda vão travar um debate construtivo para demonstrar os impactos negativos da medida. “Lutaremos para preservar essa grande conquista”, diz ele. “Não se pode permitir o desmonte da estrutura de proteção social criada pelas gestões do PSDB em Goiás nos últimos 20 anos”, ressalta.

 

De acordo com Jânio Darrot, o PSDB reforça seu compromisso com a ação social no estado e destaca o legado deixado pelo ex-governador Marconi Perillo que, ao longo de suas administrações, proporcionou oportunidades a milhões de goianos por meio de programas como o Bolsa Universitária, o Renda Cidadã e o Passe Livre Estudantil.