terça-feira , 23 abril 2024
Goiânia

(Exclusivo) Bastidores: Fieg de Sandro Mabel tentou prorrogar proibição em Goiânia a canudos plásticos até a última hora

Numa clara manifestação de total desprezo pelo meio ambiente e pela saúde pública, a Fieg (Federação das Indústrias do Estado de Goiás) jogou pesado para tentar prorrogar a proibição do uso de canudos plásticos no comércio de Goiânia.

O autor da proposta, vereador Romário Policarpo (PROS), venceu a queda-de-braço porque, conforme se viu na sessão de aprovação da proibição, ontem, conseguiu sensibilizar os vereadores sobre o absurdo da mudança.

A Fieg queria ampliar o prazo de adaptação e proibição de 6 meses para 2 anos. A articulação foi liderada diretamente pelo presidente da federação, Sandro Mabel, que escalou um time forte de lobistas para postergar a proibição.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Gustavo Cruvinel (PV), chegou a apresentar uma emenda ao texto original do projeto. A alteração estabelecia, justamente, a prorrogação da proibição para 2 anos. A repercussão negativa constrangeu o vereador, que acabou pedindo a retirada da emenda.

A lei aprovada ontem segue na mesma linha dos projetos aprovados em outras cidades: diz que o comércio tem 180 dias para trocar os canudos plásticos por canudos feitos de material reciclável, biodegradável ou comestível.

A Fieg alegava muito material plástico em estoque e dificuldade da indústria produtora em fazer a conversão no prazo estabelecido no projeto de Policarpo. Ou seja, em nome dos lucros, a natureza e a saúde pública ficariam em segundo plano. Felizmente, o bom senso dos vereadores prevaleceu.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...