terça-feira , 17 junho 2025
Sem categoria

Lições da Decantação (1): Jornalistas tripudiaram sobre investigados na operação. E agora?

A rejeição da denúncia da Operação Decantação pela Justiça Federal deixa uma série de lições para os mundos jurídico e jornalístico que, se percebidas, podem evitar excessos semelhantes no futuro.

Entre elas, a forma como os veículos de comunicação trataram os 38 denunciados e, em especial, os 15 presos pela Polícia Federal (PF). Muitos foram os jornalistas que tripudiaram sobre o infortúnio dos acusados.

O tempo passou, o Ministério Público Federal (MPF) não conseguiu comprovar as denúncias e a Justiça Federal rejeitou o pedido para transformar os condenados em réus.

Em seu relatório, o juiz Rafael Ângelo Slomp, da 11.ª Vara de Goiânia classificou a denúncia de “inepta”, afirmando que ela “parte do pressuposto de criminalização da política”.

Criminalização da política é senso comum. Os jornalistas embarcaram nas “investigações” e foram pegos nessa armadilha. E agora?

Artigos relacionados

Sem categoria

Silvinei Vasques, ex diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), é aposentado aos 47 anos de idade

Silvinei Vasques, ex diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), se aposentou aos...

Sem categoria

Político profissional, Célio Silveira defende criação de mais impostos para ferrar empresários

O deputado federal Célio Silveira (MDB), um verdadeiro ‘político ensaboado’ em Brasília,...

Sem categoria

Presidente do TJGO, Carlos França é eleito presidente dos Tribunais de Justiça do Brasil

Por aclamação, o Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil...