A empresa IVECAL, a quem o Detran-GO tem a intenção entregar os serviços de vistoria veicular, substituindo a empresa vencedora na concorrência, teria vínculos com um cunhado de Aderbal Caiado, primo do governador Ronaldo Caiado e diretor da Goianfra (ex-Agetop).
Cunhado de Aderbal, Luciano Emery é dono da empresa Ferrobraz, de produtos metalúrgicos, e estaria por trás do desembarque da IVECAL no serviço de vistoria veicular do Detran-GO.
O Detran-Go quer que a empresa IVECAL substitua a vencedora da concorrência pública que terceirizou os serviços de vistoria veicular em Goias. A IVECAL participou da licitação em 2013 e foi desclassificada porque não apresentou os documentos necessários. Agora, o Detran quer substituir a empresa ganhadora por uma que não conseguiu provar capacitação.
A IVECAL apresentou para o governo do Estado uma proposta de negócio para assumir os serviços por credenciamento. Isso já foi tentado em Goiás e não deu certo. Na época, muitas empresas faziam o serviço sem nenhuma tecnologia e qualificação de vistoriadores e peritos. Era uma verdadeira bagunça.
A IVECAL informou que tem lojas funcionando nas cidades de Goiânia, Campos Belos, Planaltina, Niquelândia, Alvorada do Norte. O G24H investigou e não encontrou nenhuma, levantando suspeita de que é uma verdadeira empresa fantasma. No site http://ivecal.com.br tem a informação de que sua sede seria em São Paulo, mas o telefone para contato é de Goiás (62 3877-1228), que nunca atende.
Mais estranha ainda é a proposta de “retorno para o estado” de R$ 51,00, por vistoria. Todos sabem que empresas credenciadas não pagam nenhum tipo de taxa para o Detran. Então que retorno é esse? Para quem seria? Muito estranho.