sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

Boa iniciativa: Anápolis irá homenagear os primeiros imigrantes da cidade

Acontece em Anápolis nesta terça-feira (25), a exposição “Anápolis Conquista a América”. Com o apoio da prefeitura da cidade e por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a iniciativa partiu do Instituto Jan Magalinsk em uma comemoração ao dia Internacional do Imigrante no Brasil com o objetivo de levar a todos a memória da chegada dos primeiros imigrantes no município. O evento ocorrerá na Estação Ferroviária Prefeito José Fernandes Valente, às 19h30 e a entrada é gratuita.

A exposição será composta por fotografias, livros, objetos que pertenceram aos imigrantes e documentos que revelam parte de suas atividades, rotina e trabalho. Um dos itens que se destaca é o livro Cradle Of The Deep da americana Joan Lowell, possivelmente o único exemplar existente em Goiás.

Responsável pela exposição, o historiador Jairo Alves Leite disse que a mostra “ANÁPOLIS conquista a AMÉRICA” demonstra a importância que os imigrantes tiveram para a cidade. Desde a chegada dos primeiros estrangeiros, até os dias atuais, muita coisa mudou, mas é inegável a contribuição que deram para nossa cidade. “Essa é uma pequena homenagem em comemoração ao Dia Internacional do Imigrante no Brasil pessoas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento de Anápolis. E essa exposição retrata isso, as oportunidades”, relatou o historiador.

Além da exposição, o público que for à Estação Ferroviária de Anápolis, poderá assistir à apresentação do Grupo Folclórico Brasil Central com danças típicas internacionais de imigrantes.