quinta-feira , 28 março 2024
Sem categoria

Chapadão do Céu é a cidade mais bem administrada de Goiás e a 10ª do País, diz Conselho Federal de Administração

O município  de Chapadão do Céu se destaca mais uma vez entre os municípios mais bem administrados do Brasil. De acordo com o levantamento “IGM – CFA de Governança Municipal, referente a 2018, Chapadão do Céu apresenta o melhor índice de Goiás e o 10º do País.

Segundo a avaliação, a cidade goiana pertence ao Grupo 2- de até 20 mil habitantes, e atingiu elevados resultados com nota 8,32, com destaque para as áreas de Finanças (8,72), Gestão (8,05) e Desempenho (8,17). Administrada pelo prefeito Rogério Pianezzola, Chapadão do Céu é destaque por priorizar as necessidades da população em setores como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, dentre outros.

“Trabalhar de acordo com as demandas da população é o segredo para alcançarmos uma boa colocação. Temos feito um grande esforço para driblar a crise econômica do País, que reflete em todos os municípios, e prestar um serviço de qualidade em todos os setores da administração pública”, afirma o prefeito.

 

Sobre o estudo

O Índice de Governança Municipal (IGM), indicador de eficiência pública, lançado nacionalmente pelo Conselho Federal de Administração (CFA), é um estudo realizado em parceria com o Instituto Publix. O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho.

Foi elaborado a partir de dados secundários, e considera áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência dentre outras. A partir da construção de extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS, realizou-se priorização de indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para cada dimensão e para o Índice. Assim como boa parte de suas fontes, o IGM será atualizado anualmente.

Nesse sentido, o Índice CFA de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho.