sábado , 20 abril 2024
Goiás

Adriano do Baldy propõe criar farmácia veterinária popular

O deputado federal Adriano do Baldy (PP) apresentou no Congresso projeto de lei que cria Farmácia Veterinária Popular. A ideia é ampliar o acesso de pequenos produtores rurais a medicamentos veterinários e intensificar o combate a zoonoses urbanas, que atacam animais domésticos. Funcionaria em moldes semelhantes ao da farmácia popular que atende doentes de baixa renda.

Adriano afirma que a farmácia veterinária ajudará a previnir enfermidades animais transmissíveis aos seres humanos. “A maioria destas doenças é controlada pelos avanços da ciência e pelo desenvolvimento de medicamentos veterinários. Falta ampliar o acesso a estes insumos”, diz o deputado.

A agricultura familiar representa 84% das propriedades rurais do País e produz cerca de 70% dos alimentos de consumo interno. “O projeto será bom para quem não tem condições de tratar o seu animal, além das ONGs e entidades que trabalham em prol dos animais. Muitas famílias deixam de tratar seus animais por causa do alto custo dos medicamentos”, explica.