segunda-feira , 25 novembro 2024
Goiás

EXCLUSIVO: Em Goiás, presos dizem ao MP que são torturados e ameaçados por policiais

Na sexta ação civil pública da série de 10 apresentadas pelo promotor Marcelo Celestino contra o governo Caiado em seis meses de mandato há gravíssimas denúncias de desrespeito aos Direitos Humanos. Com o auxílio da também promotora Adriana Marques Thiago, Celestino levou ao conhecimento da Justiça o relato de presos que dizem que são torturados pela polícia e ameaçados por estes mesmos agentes de segurança no caminho para o Instituto Médico Legal (IML), onde deveriam denunciar os abusos. Se contam a verdade, apanham mais ou morrem.

Veja um dos relatos apensados à ação:

“O custodiado disse que no momento da prisão levou murros na cabeça e no estômago; que quem agrediu o custodiado foram os policiais que efetuaram a prisão; que foi agredido na frente da mulher e ainda puxaram o cabelo dela; que no momento do corpo de delito relatou que os policiais não quiseram sair para realização do exame; que os policiais apenas se retiraram quando o médico solicitou a saída deles.

Neste caso específico, como houve afronta aos direitos fundamentais do preso e havia ameaça à integridade dele, o juiz decretou a sua liberdade provisória.

O promotor pede ao Judiciário que a segurança nos gabinetes do IML seja feita por não policiais, “de forma a assegurar ao periciado condições de relatar as origens das lesões sofridas, bem como a segurança dos peritos”.

Se o leitor quiser ter acesso à ação na íntegra, entre em contato conosco pelo Whatsapp.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....