quarta-feira , 24 abril 2024
Nacional

Baldy, na ONU: meta é reduzir tempo de viagem de trem em São Paulo em 25%

Ao participar de conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) para mobilidade urbana em Nova York na semana passada, o ex-deputado federal por Goiás e hoje secretário de Transportes de São Paulo, Alexandre Baldy, afirmou que uma das metas de sua gestão é reduzir o tempo de viagem em metrôs e trens do Estado. No caso dos trens, chegará a 25%. 

O caminho para alcançar este objetivo na CPTM é a aquisição de 34 trens e investimentos em energia e sinalização. Baldy afirma também que o intervalo entre trens será reduzido para 3 minutos. “Também estamos planejando e executando obras de acessibilidade em 32 estações da malha ferroviária para dar mais conforto não só às pessoas com deficiência, mas a todos os passageiros”, diz o secretário.

No Metrô, as linhas mais antigas (1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha) receberão novo sistema de sinalização, o CBTC (Communications-based train control), além de sistemas de transmissão digital com fibra óptica, transmissão audiovisual dos trens em tempo real para o Centro de Controle e painéis multimídia. “Essas ações possibilitarão redução do tempo de viagem, redução de consumo de energia, segurança e melhoria da comunicação entre os sistemas. Também está programada a aquisição de mais 44 trens para a melhoria da oferta de lugares”, completa Baldy.

Artigos relacionados