sexta-feira , 29 março 2024
Goiás

(URGENTE) Exclusivo: Caiado não vai realizar Jogos Abertos de Goiás neste ano. Esporte goiano em crise

O governo de Ronaldo Caiado decidiu não realizar neste ano os tradicionais Jogos Abertos de Goiás. Um comunicado está sendo enviado aos prefeitos goianos. A justificativa é financeira e organizacional. O interessante é que o recurso usado para os Jogos era proveniente da Lei Pelé, portanto, um recurso federal. Caiado está acabando com o esporte goiano. Sem contar que as bolsas do Pró-Atleta e do Pró-Esporte estão atrasadas há meses.

Veja abaixo a carta enviada aos prefeitos.

Excelentíssimo Senhor (a) Prefeito (a),

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer lamenta informar que não haverá edição dos Jogos Abertos de Goiás em 2019. O corpo técnico da Seel não mediu esforços para prover a realização do evento, contudo, entraves financeiros e burocráticos forçaram a secretaria a optar pelo cancelamento da competição este ano.

É preciso contextualizar os motivos que levaram à não execução dos Jogos Abertos em 2019. A Seel foi criada formalmente no dia 7 de fevereiro e, como superintendência que era dentro da Secretaria de Educação, não possuía estrutura administrativa que suportasse as necessidades de uma secretaria, como, por exemplo, Procuradoria Setorial e Departamento de Licitações, setores fundamentais para a execução de um evento do porte dos Jogos Abertos e que foram criados dentro da Seel há pouco tempo.

Além disso, é de conhecimento público que o Governo de Goiás atravessa um momento de dificuldade financeira, devido a herança de gestões anteriores. Com isso, o governador Ronaldo Caiado decretou em janeiro deste ano estado de calamidade financeira, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Goiás. Portanto, os recursos são escassos e os Jogos Abertos exigem de sua organização uma estrutura robusta, que ofereça a atletas e comissões técnicas condições de competirem em alto nível. Este também foi um fator complicador, visto que as despesas com logística, alimentação, transporte dentre outros são onerosas.

A Seel já trabalha em um planejamento para que em 2020 os Jogos Abertos de Goiás voltem a ser realizados com toda a estrutura que os atletas de nosso Estado merecem.