sexta-feira , 26 abril 2024
Goiás

Aluna de colégio estadual de Goiás faz desabafo chocante e denuncia descaso. Confira

Em um perfil de Instagram chamado Realidade Goiás, uma aluna de 17 anos do 3° ano do colégio estadual Maria de Fátima Santana, em Aparecida, expõe a situação chocante em que se encontra a sua escola. O relato mostra precariedade de material humano e físico que tornou-se regra no ensino público de Goiás. A aluna diz: “não temos chance de passar em uma faculdade pública”. É um desabafo emocionante. Vale a pena ler:

“Não temos chance de passar em uma faculdade pública, também não temos chance de pagar a mensalidade de uma particular. Temos professores que mexem no celular, temos aulas vagas e faltas de professores, coordenadores que gritam com alunos. Fazemos tarefas que as questões são “Qual o título do texto?” a gente tá no 3° ano e temos isso de exercício.”A culpa é de vocês e não da nossa escola estadual”.

A gente não tem lugar pra sentar, como alguém de escola pública pode disputar vagas com alunos de escolas particulares? Não vão gostar de estudar se nunca tivermos ensino de qualidade, se os alunos do matutino e noturno passa frio e os do vespertino passa calor, se quando chove molha, temos sol no rosto pois não tem janela. Estrutura decadente que faz a gente não querer ir pra escola. E quando vamos?

Tem professor que formou em Letras “dando aula” de história (entre aspas porque mandar ler a página 155 não é dar aula) e os professores de matemática que dá física? Eles não fazem ideia do que estão passando. Hora de sair? 10hrs 10:30 11:15 as vezes 12, normalmente você que ama estudar, em um lugar desse é a pessoa que comemora quando sai mais cedo, que absurdo, não é absurdo ninguém aguenta ficar em um lugar desse é desgastante. E quem do noturno enxergar com 3 lâmpadas fracas?

Alguns alunos diz que é a pior escola do estado, claro, se o lanche em uma temperatura de 13°C é leite gelado com gosto de maracujá e eu própria posso afirmar não tinha nem 200ml em cada copo, para os alunos sobreviver até a hora de embora.Você não aprende em um lugar assim. Aula vaga é que faz alunos ficar com caixa de som do lado das salas em um volume alto, que atrapalha a ouvir o professor.

Descontrole que vem dá administração e faz com os alunos não tenham o mínimo de educação pois eles não tem chance de serem melhores do que são, só cota talvez não ajude, ficar 3 meses sem professor de matemática também não vai ajudar. E as vezes a gente prefere ficar sem professor do que ter um incompetente que não explica. Vemos que com o tempo as coisas vão ficando por isso, são detalhes que faz você querer desistir, não temos motivação, não temos esperança, somos alunos de escola pública.”