sábado , 27 abril 2024
Goiás

A foto que resume o governo: Caiado coadjuvante, de olhar perdido, e Gracinha como protagonista, eufórica

A foto deste post foi divulgada pela própria assessoria de imprensa do governo de Goiás. É de uma agenda em Alto Paraíso, na sexta-feira (9). Do ponto de vista da simbologia, ela é perfeita e resume que está acontecendo no Palácio das Esmeraldas desde que Ronaldo Caiado virou governador. Na foto, temos um governador de olhar perdido, distante; com postura de coadjuvante, meio que sem saber o que fazer. A primeira-dama Gracinha, ao contrário, está sorridente, eufórica e focada, bem consciente do papel que exerce na administração estadual.

A foto é simbólica porque nela está o resumo do que está acontecendo no governo. Caiado ainda não tem as rédeas da administração. Está perdido. Falou que iria cortar gastos, mas nomeou primos e uma manada de parentes no governo. Os gastos com viagens e diárias também são exorbitantes. Outro exemplo da falta de norte: queria entrar no RRF do governo federal, porém foi vetado. E até agora está perdido, sem saber o que fazer para equalizar as finanças do Estado.

Nesse furacão de incertezas, a Leoa Gracinha marca seu território. Ela vigia de perto os passos do governador e interfere como pode na gestão. Nomeia gente, barra indicações, dá bronca em deputados, senta em mesa de reunião, coordena programas e outras coisas mais. Ela se sente à vontade no papel de governadora, mesmo sem ter recebido um único voto para tal tarefa.