sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

“Desvincular a verba e mudar a forma de financiamento é o fim da atividade cultural em Goiás”, diz produtor a site

Ao site Diário de Goiás, o ator, Evandro Costa, disse que a reunião com o presidente da Assembleia, Lissauer Vieira, é uma forma de reação. “Vamos nos reunir com o presidente da Assembleia , vamos defender o cumprimento da lei. São oito meses de governo e nenhum pagamento aos projetos do Fundo e nem um plano de parcelamento”, desabafou ele ao DG.
Evandro conta que todos os artistas e produtores culturais do Estado estão tristes e chamam a medida de retrocesso cultural. “Se trata de apenas 0,5% da receita líquida e ainda sim o Estado quer tirar essa vinculação, um retrocesso para Cultura em Goiás”, destaca.

“Estamos falando de projetos do Fundo de Cultura que atendem a capital e o interior, que democratiza o acesso à arte e a cultura. Estamos falando projetos que são realizados dentro das escolas públicas, ajudando a formação do aluno e a especialização do professor. Estamos falando de orquestras juvenis, publicações de livros, de espetáculos de teatro. Isso tudo está paralisado por conta da falta de repasses e poderá acabar de vez com o fim da vinculação”, afirma.