quinta-feira , 28 março 2024
Sem categoria

Com Doria no governo, Volkswagen anuncia investimento de R$ 2,4 bilhões em SP. Em Goiás, tudo parado

Nesta quinta-feira (29), o governador João Doria acompanhou, ao lado do presidente da Volkswagen para a América Latina, Pablo Di Si, e do chefe global de operações da empresa, Ralf Brandstätter, o anúncio de um aporte de R$ 2,4 bilhões na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. O anúncio foi feito na sede da empresa, em Wolfsburg, na Alemanha, e o montante será usado na fabricação de um novo modelo da marca.

“A Alemanha tem uma altíssima tecnologia na fabricação de automóveis, especialmente a Volkswagen. Aqui se faz o que há de mais moderno. Esse é um anúncio muito importante para a economia paulista”, explicou Doria.

A expectativa é que cerca de 1,5 mil empregos, diretos e indiretos, sejam gerados na região em função do investimento. Do total, 100 vagas serão apenas para engenheiros. O novo modelo está sendo totalmente desenvolvido no Brasil e depois será fabricado na Europa. O primeiro protótipo já está em execução na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo.

Durante a visita, Doria também vai conhecer o sistema dual de formação profissional, o mais praticado no país. O sistema, com tradição de mais de 100 anos, permite conciliar prática e teoria para aprender uma profissão. A formação profissional é financiada pelas empresas que pagam ao aprendiz um salário mensal e pelo Estado que assume os custos da escola profissionalizante. O modelo se tornou um produto de exportação alemão.