quinta-feira , 28 março 2024
Sem categoria

Aparecida está na mira da Campus Party

Goiás recebe neste fim de semana o maio evento de imersão tecnológica, a Campus Party Goiás, que está sendo realizada de 4 a 8 de setembro, na capital. O prefeito Gustavo Mendanha prestigiou o evento e foi recebido pelo presidente do Instituto Campus Party, Francesco Parruggia, e pelo embaixador do evento no Brasil, professor Sanderson Macedo que informou ter interesse em trazer projetos tecnológicos para Aparecida.

Durante o encontro, Gustavo Mendanha apresentou as potencialidades de Aparecida e pontuou a fase do projeto Cidade Inteligente, que está sendo desenvolvido no município e que engloba soluções inteligentes para cidadãos inteligentes. “O uso das mais diversas tecnologias é fundamental para o progresso de uma cidade industrial, empresarial e universitária como Aparecida. Nossa cidade possui características peculiares, desenvolvimento econômico e investimentos públicos, que contribuem para pensarmos a cidade que queremos para o futuro”, ressaltou o prefeito ao demonstrar interesse em parceria com a Campus Party.

Na ocasião, Francesco Farruggia explicou um dos projetos que a Campus Party pretende trazer para o município. “Tivemos uma conversa para levar a oportunidade para os jovens de Aparecida e que eles sejam incluídos no mundo da tecnologia digital. Fiz uma promessa ao prefeito de conhecer a cidade e propiciar uma parceria para que os jovens possam desenvolver suas habilidades com ensino e uso de tecnologias”, afirmou ele ao fazer referência do projeto Include.

O Include tem como objetivo a inclusão de jovens nos conteúdos e práticas de transformação digital, em comunidades de baixa renda, por meio de cursos com metodologias qualificada para o ensino-aprendizagem de robótica e tecnologia. A intenção, inicialmente, é criar dois laboratórios em Aparecida para consolidar a realização do projeto.

A secretária de Educação e Cultura, Valéria Pettersen, destacou a possibilidade de parceria e afirmou que a intenção é modernizar ainda mais a educação pública de Aparecida. “O que nós queremos é fazer essa parceria com a Campus Party para abrirmos nossas escolas para a profissionalização dos jovens na sua própria comunidade. Eles vão ter acesso a impressora 3D, a fazer tecnologias diferenciadas em benefício da própria comunidade em que vivem. A escola é o espaço ideal para o desenvolvimento de conhecimento e tecnologias, e isso vai modernizar a educação pública da nossa cidade”, ressaltou.

Campus Party

A Campus Party é a maior imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo. O evento, que acontece pela primeira vez no Estado de Goiás, está sendo realizado entre os dias 04 e 08 de setembro, no shopping Passeio das Águas.

O congresso, que acontece há 12 anos no Brasil, conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo. Já produziu edições nos seguintes países: Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia, Equador, Itália e Singapura. Em Goiânia, a expectativa dos organizadores é receber mais de 3 mil campuseiros e 40 mil visitantes da área gratuita do evento.

Em Goiás, estão sendo oferecidas oficinas de Robótica Educacional, Startups, projetos acadêmicos, oficinas gratuitas de tecnologia, agrotech, oficinas superGeeks, palestras, workshops, hackathons, bancadas com internet de alta velocidade, compartilhamento de experiências, trilhas temáticas sobre empreendedorismo, agrotech, gamers, logística, etc.

Marcaram presença na Campus Party Goiás os secretários municipais Olavo Noleto (Casa Civil) e o superintendente de Tecnologias Educacionais, Luciano Fernandes.