quinta-feira , 18 abril 2024
Goiás

Recém-inaugurado presídio de Planaltina convive com falta d’água, quebradeira e insegurança causada pela escassez de agentes prisionais

O recém-inaugurado presídio de Planaltina, município da região do Entorno do Distrito Federal, vive dias de tensão. Depois que o Goiás 24 Horas noticiou, com exclusividade, o site Diário de Goiás constatou que falta água no local e o número de agentes prisionais está muito aquém do necessário. A escassez de servidores públicos no recinto – somada às condições precárias de sobrevivência – tornou-se um convite para protestos e muita quebradeira.

Veja um trecho da reportagem do Diário de Goiás:

Inaugurado há menos de 15 dias, no dia 2 deste mês, o presídio de Planaltina já registrou um princípio de rebelião e depredação na Ala B do Bloco 1. O fato seria motivado por causa de condições sub-humanas às quais s encarcerados estariam sendo submetidos. De acordo com depoimentos, os presidiários estão sendo privados de alimentação, água, kit higiene e visitas dos advogados. A denúncia foi feita pelo presidente do Sindicato dos Agentes Prisionais do Estado de Goiás, Maxssuel Miranda, em vídeo divulgado nas redes sociais.

A prisão conta ainda com escassez de equipamentos e falta de logística. Os agentes teriam apenas 4 rádio-comunicadores para trabalhar, disse o presidente. Fotos, vídeos e depoimentos mostram que o sistema carcerário da cidade não teria, ainda, a estrutura necessária para custodiar os detentos.

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) afirma que denúncias não procedem, mas sindicato reafirma as denúncias em tom de protesto. O fato foi registrado em visita da entidade sindical à Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-GO- na segunda, 16.