Hidrolândia vence prêmio nacional CFO de Saúde Bucal pelo segundo ano consecutivo

Na etapa estadual do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019, Hidrolândia se destacou por suas políticas públicas voltadas à saúde bucal em 2018. Aragoiânia, venceu na categoria até 20.000 habitantes; Hidrolândia de 20.001 a 50.000; Senador Canedo de 100.001 a 500.000; e Aparecida de Goiânia, acima de 500.000. O resultado foi encaminhado pela Comissão Julgadora do CROGO ao Conselho Federal de Odontologia (CFO). As ganhadoras concorrem, a partir de agora, com municípios de todo o País.

O presidente do CRO-GO, Dr. Renerson Gomes dos Santos, destacou que este Prêmio é de suma importância, pois as políticas públicas de saúde existem para manter o compromisso de qualificação da atenção básica, garantindo qualidade e resolutividade; assegurar a integralidade nas ações de saúde bucal; utilizar a epidemiologia, buscando ações que sejam precedidas de um diagnóstico das condições de saúde-doença das populações, através da abordagem familiar e das relações que se estabelecem no território onde se desenvolve a prática de saúde; centrar a atuação na Vigilância à Saúde; incorporar a Saúde da Família como uma importante estratégia na reorganização da atenção básica; dentre outros pressupostos basilares que estão intrínsecos no artigo 196 e seguintes da Constituição Federal de 1988.

As vencedoras foram selecionadas de acordo com critérios como: financiamento em saúde, controle social, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica e especializada, promoção de saúde bucal, vigilância em saúde bucal, quadro de pessoal odontológico, remuneração na atenção básica e educação permanente.

Premiação

Hidrolândia será homenageada em uma cerimônia que será realizada até o final do ano no auditório da sede do CROGO. Por ter sido o primeiro colocado de sua categoria, o município receberá uma cadeira odontológica com dois mochos e equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micro motores e turbinas, suctora para coleta de dejetos por meio da cuspideira/sugadores e refletor odontológico para iluminação da cavidade oral.