sábado , 27 abril 2024
Sem categoria

Site Poder Goiás: Mabel e José Mário erram e unem governo e oposição contra eles e contra o Fórum Empresarial

O jornalista Eduardo Horácio analisa o desastre da nota paga pelo Fórum Empresarial com ataques à CPI dois Incentivos Fiscais. Veja o que ele disse:

“Primeiro, o presidente da Fieg, Sandro Mabel, chegou a virar motivo de piada quando ameaçou fazer “greve de fome”. Agora, piorou a situação de todo o Forum Empresarial ao soltar uma nota paga na primeira página de O Popular contra a CPI dos Incentivos Fiscais e nominalmente contra o deputado Humberto Aidar, que preside a CPI.

Em vez de tentar uma saída diplomática, na base do diálogo, o Fórum Empresarial (como é popularmente conhecido o Fórum das Entidades Empresarias – FEE) provocou uma guerra, via imprensa. É essa a imagem que fica. Trata-se de um erro estratégico de Mabel, que preside a Fieg, e de José Mário Schreiner, presidente da Faeg.

Se a intenção da nota paga divulgada em O Popular era intimidar os deputados, dizendo que Humberto Aidar tem “individualizado suas ações no sentido de atacar politicamente empresas” e “sem apresentar dados concretos”, o tiro saiu pela culatra. O efeito foi contrário. Dezenas de deputados, de forma unânime (de esquerda e de direita, da oposição e da situação) saíram em defesa da CPI e principalmente em defesa de Humberto Aidar. O próprio Aidar dobrou a aposta na CPI, dizendo que é “desprovido de medo”.

Qual a saída que Sandro Mabel e José Mário arrumarão para o imbróglio? A estratégia da intimidação não funcionou. E talvez não haja mais clima para diálogo e diplomacia. Na mão dos dois está o futuro de várias empresas instaladas em Goiás”.