sexta-feira , 19 abril 2024
Sem categoria

Sob comando de Lissauer e Gustavo Sebba, Alego Ativa movimenta cidade de Catalão e atende população com serviços

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou a quinta edição do Alego Ativa/Intercâmaras, neste sábado, 19, em Catalão, município situado a 250 km da Capital, com mais de 100 mil habitantes. O evento, que teve lugar na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), localizada no Centro, superou as expectativas, com estimativa de mais de 1.200 atendimentos, no período das 8 às 18 horas. Os números finais serão divulgados nesta terça-feira, pela Diretoria de Assuntos Institucionais.

Catalão integra a base política do deputado Gustavo Sebba (PSDB), 3º secretário da Mesa Diretora da Alego, que foi o anfitrião do evento, ao lado do pai dele, o ex-deputado e ex-presidente da Alego Jardel Sebba, que, também, foi prefeito da cidade. Além do presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira (PSB), que fez a abertura oficial da quinta edição do Alego Ativa, e do deputado anfitrião, participaram da atividade os deputados Henrique Arantes (MDB) e Thiago Albernaz (Solidariedade).

Antes da abertura oficial, a Banda Marcial de Corumbaíba fez uma apresentação especial, sob a regência do maestro Luiz Francisco Nogueira, executou as músicas “Jenifer”, “Asa Branca”, juntamente com “Anunciação” e encerrou com a sertaneja “Estrada da Vida”, ao som de berrante.

Primeiro a fazer uso da tribuna, Jardel Sebba disse que considerava ele próprio, Jardel, o melhor presidente da Alego: “Até o Lissauer assumir o cargo para dar um show de competência, sobretudo ao ampliar o programa Intercâmaras, lançado em nossa gestão”. Reconheceu, também, que Lissauer é um articulador político. “Tanto que vai ser presidente por quatro anos. Deus te abençoe e te ilumine para dirigir o Poder Legislativo do Estado de Goiás”, frisou.

Depois, Jardel falou, orgulhoso, do trabalho de seu filho, Gustavo, na Alego. “Gustavo tem um carinho diferenciado por Catalão, por isso fez um esforço hercúleo para que esse grandioso evento Alego Ativa atendesse o maior número de gente. Gustavo é melhor que o pai dele, por isso continuará sendo representante de Catalão e da Região Sudeste”.

O deputado Henrique Arantes foi o segundo a se pronunciar no evento. Cumprimentou os presentes e manifestou a certeza dele de que a quinta edição do Alego Ativa/Intercâmaras seria coroada de pleno êxito. “Além de ter um grande pai, Jardel, que fez muito pela Assembleia e pelo município de Catalão, Gustavo Sebba, com sua competente equipe, fez um excelente trabalho de articulação a favor do evento, que já conta com o total apoio do presidente Lissauer, que sempre destaca servidores altamente qualificados para preparar cada edição do Alego Ativa. É gratificante ver autoridades detentoras de mandatos populares trabalhando para atender as demandas da população, objetivando tão somente a felicidade de todos os cidadãos.”

Anunciado como o “filhão de Catalão”, Gustavo Sebba foi o próximo a assumir a tribuna. Falou da alegria e satisfação dele em ver a casa cheia de pessoas em busca não só de atendimentos nas áreas da educação, saúde e social, mas, também, do carinho humano, de amor. Agradeceu ao presidente Lissauer e a equipe de servidores da Alego, que chamou de fantástica, pela preparação da quinta edição do Alego Ativa em Catalão, cidade onde nasceu e pela qual tem verdadeiro amor.

Gustavo agradeceu também a equipe dele e aos parceiros, notadamente ao Senac por ter cedido as suas instalações para sediar o evento. “São mais de 200 pessoas para atender vocês. Entre elas, médicos de várias especialidades, como oftalmologia, pediatria, dermatologia; odontólogos, fisioterapeuta, acupunturista, palestrantes, professores, recreadores, enfim uma série de profissionais qualificados para atender cada um de vocês da melhor forma possível”. O deputado ainda registrou a presença de colegas, prefeitos, vereadores e de todos que contribuíram para o sucesso do evento.

Em seguida fez uso da palavra a defensora pública Tatiana Maria Bronzato Nogueira, que destacou o fato da Defensoria Pública do Estado de Goiás estar presente no Alego Ativa desde a sua primeira edição. “E assim pretende estar também nas próximas edições, para garantir o direito da população de acesso à Justiça, sobretudo aqueles que não dispõem de condições financeiras para resolver questões jurídicas, como divórcio, pensão alimentícia e direito do consumidor. Estaremos sempre à disposição desse programa para assegurar efetivação de direitos tão fundamentais que cada cidadão tem.”

Também falou da tribuna o empresário Geraldo Vieira Rocha, do Sindicato do Comércio Varejista de Catalão e vice-presidente da Fecomércio. Ele externou  a alegria dele em representar o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, no Alego Ativa. “Também estou gratificado por ter cedido a nossa casa, o Senac, para sediar tão importante evento de caráter social. E dizer que a Fecomércio está à disposição para fortalecer ainda mais essa parceria que tanta felicidade traz à população do Estado de Goiás.”

Encerrando a solenidade de abertura oficial da quinta edição do Alego Ativa, Lissauer Vieira ocupou a tribuna, para ressaltar a importância do evento idealizado por ele nessa 19ª Legislatura da Assembleia. Deixou claro que, além dos atendimentos realizados em áreas de fundamental importância para que os cidadãos tenham o mínimo de dignidade, o evento oferece a oportunidade dos deputados estaduais ouvirem as demandas de suas bases, para que possam atender cada uma delas da melhor forma possível, seja através de projetos de lei, seja realizando gestões junto às autoridades competentes. Lissauer agradeceu nominalmente a cada parceiro do Alego Ativa, programa que já tem novas edições programadas para Anápolis e Paraúna.

O presidente cumprimentou Jardel Sebba e a esposa dele, Anna, por se preocuparem com Catalão e reconheceu que Jardel foi seu grande mestre, apesar de não ter tido o privilégio de integrar a legislatura em que ele foi presidente da Alego. Cumprimentou Gustavo Sebba pela representatividade que tem e pelo esforço dele na realização do evento. Agradeceu ainda o apoio do governo estadual, especialmente através das parcerias com a Secretaria da Segurança Pública, que emite a Carteira de Identidade; Secretaria de Desenvolvimento Social (Cidadã), Secretaria da Educação (Seduc) e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Antes de desfazer a mesa, o diretor de Assuntos Institucionais da Alego, ex-deputado Simeyzon Silveira, que coordena o Alego Ativa/Intercâmaras, fez uso da palavra para levar orientações gerais às 1.200 pessoas que pegaram senha para ser atendidas. “Encerramos a abertura oficial do evento e vamos começar os atendimentos”, frisou. Durante o atendimento, os políticos presentes tiveram uma audiência pública no auditório da entidade do comércio que sediava o evento.

Atendimentos

Para a realização dessa quinta edição do Alego Ativa, a Assembleia contou com a parceria de 20 instituições. Foram oferecidos diversos atendimentos gratuitos nas áreas jurídica e de saúde. Durante todo o evento, o público contou com apresentações culturais de artistas da região e com atividades de entretenimento e lazer para crianças e adultos, que, comeram pipocas. A comunidade também pôde levar para casa mudas de plantas nativas do Cerrado oferecidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad).

Aos exemplos das edições anteriores, foram oferecidos cursos de treinamento e qualificação profissional. Foram ministrados os cursos: “Como agir de maneira empreendedora”, ofertado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); “Noções básicas de manutenção automotiva para mulheres”, “Produção de produtos de limpeza” e “Segurança alimentar”, que ficaram por conta do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A Escola do Legislativo da Alego ministrou o curso “Excelência no atendimento ao público”; a temática “Comunicação e redes sociais” também foi oferecida; já o tema “Prestação de contas” ficou por conta do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O Senac ofereceu palestras com as temáticas “Prevenção contra o câncer” e “Higienização facial e aplicação de protetor solar”. A programação também incluiu um aulão preparatório.

Colaboraram para o sucesso desta quinta edição do Alego Ativa: Polícia Civil/Instituto de Identificação, Ministério do Trabalho/Carteira de Trabalho, Sebrae, Defensoria Pública, Batalhão de Polícia Ambiental/Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Sistema Fieg/Senai/Sesi, Faeg/Senar, Fecomércio/Senac/Sesc, Câmara de Dirigentes Lojistas, União dos Vereadores de Goiás/Uvego, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Goiás Bem no Enem/Seduc, Semad, Solar Gold Nutriex e Tribunal de Contas dos Municípios.

Simeyzon Silveira esclareceu ainda que cada edição do Alego Ativa é planejada para atender a demandas pontuais e vulneráveis do município, no intuito de que os atendimentos realizados oportunizem um resultado imediato. “A gente define com os nossos parceiros, juntamente à Prefeitura e à Câmara Municipal da cidade que receberá a edição, quais são as áreas que nós precisamos atingir”, enfatiza.

Audiência pública 

Simeyzon Silveira fez a abertura da audiência pública realizada no auditório do Senac, enaltecendo o esforço de Gustavo Sebba para o sucesso da quinta edição do Alego Ativa. Saudou Jardel Sebba como seu eterno presidente, ressaltando a iniciativa dele de promover o Intercâmaras. Depois saudou Lissauer Vieira como um presidente visionário, que teve a ideia de ampliar o Intercâmaras, criando, assim, o programa itinerante Alego Ativa. Depois falou que o objetivo da reunião é conhecer as demandas das lideranças da região para que a Alego possa contribuir para achar solução para cada uma delas.

Passou a palavra para Rosilene Oliveira Guimarães (Rose), superintendente da Mulher e da Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, que representou a secretária Lúcia Vânia no encontro. Elogiou a Alego pela execução de um programa que aproxima o Poder Legislativo da sociedade e falou do trabalho que vem realizando sobre violência contra a mulher. E pediu o apoio da Alego para o Pacto Estadual pelo Fim da Violência Doméstica.

Jardel Sebba falou em seguida, e pediu a Rose que levasse o abraço dele à secretária Lúcia Vânia, que, segundo ele, engrandece o governo estadual. Disse que nos 20 anos que esteve lado a lado com Lúcia pôde ver claramente a grandeza dela de caráter, bem como a rigidez dela no trato com a coisa pública. “Espero que ela não se esqueça de nós”, colocou.

Depois falou o prefeito de Goiandira, Odemir Moreira de Melo (PSDB), que, primeiramente, agradeceu aos deputados Gustavo Sebba e Henrique Arantes por emendas que destinam ambulância para o município. Cumprimentou Lissauer Vieira pela habilidade em conseguir a tão sonhada independência do Legislativo estadual. Depois pediu o apoio dos deputados para pagamento das parcelas atrasadas da Saúde e, ainda, pela inclusão dos municípios na reforma da Previdência.

Lissauer agradeceu os elogios e afirmou que já conseguiu alguns avanços no pagamento das parcelas da Saúde, haja vista que o governo já fez até um cronograma de pagamento em três parcelas. E frisou que já está trabalhando pela inclusão dos municípios na reforma da Previdência. Acredita que se isso não acontecer, aí, sim, poderá ocorrer um colapso no setor, haja vista que em menos de dez anos, o Estado não terá mais condições de pagar os aposentados.

O prefeito de Santa Cruz, médico Mateus Félix (PRTB), cumprimentou a Alego pelo programa que aproxima a população do poder. Cumprimentou o colega médico, Gustavo Sebba, pela passagem do Dia do Médico (18 de outubro) e falou da alegria dele em poder fazer atendimentos no Alego Ativa. Solicitou apoio dos deputados para sinalização do trecho de 50 quilômetros que liga Bela Vista a Cristianópolis, bem como a realização do Alego Ativa, em Santa Cruz, no dia 27 de agosto de 2020, quando a cidade passa a ser a capital do Estado.

Depois fez uso da palavra o vereador Ricardo de Oliveira Carneiro (Pros), de Ipameri e que está presidente da União dos Vereadores de Goiás. Ricardo falou da satisfação em participar do Alego Ativa desde sua primeira edição. “Trata-se de um programa que efetivamente aproxima o Poder Legislativo da sociedade e do povo”. Frisou que esse programa vai render bons frutos para o Poder Legislativo estadual.

Representando a prefeita Daniela Vaz Carneiro (PSDB), de Ipameri, o assessor de comunicação, Jean Carlos, entregou ofício ao presidente Lissauer, solicitando a realização de uma edição do Alego Ativa no município. O empresário e político Flávio Pereira pediu serviços nas rodovias GO-305, que liga Cumari a Anhanguera (colocação de um guard rail na última curva na chegada a cidade); e na GO-402, que não foi inaugurada, mas tem uma cratera que vitimou um amigo dele.

 

Gustavo Sebba deixou claro que vai trabalhar com vistas a atender todas as demandas e que vai cobrar também o repasse dos recursos das emendas impositivas já aprovadas pela Alego. “Essa 19ª Legislatura vai deixar um legado único para as futuras, haja vista que é independente e livre.