A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, por iniciativa da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, presidida pelo deputado Talles Barreto (PSDB), realizará uma audiência pública nesta sexta-feira, 8, às 8 horas, no auditório Costa Lima. O objetivo é promover uma discussão sobre a proposta Future-se, do Governo Federal, apresentada no dia 17 de julho pelo Ministério da Educação (MEC).
O Future-se tem o objetivo de ampliar as fontes de financiamento das universidades e institutos federais, com a ideia de manter o orçamento anual das instituições e alterar leis para expandir as possibilidades de captação de recursos.
Segundo Talles Barreto, o objetivo da audiência é ouvir os representantes das instituições federais de ensino de Goiás e debater seus respectivos posicionamentos a respeito da proposta, que recebeu críticas pelo fato de ser pouco detalhado e trazer possíveis riscos à autonomia da gestão financeira das instituições.
Desde julho, as universidades federais têm se reunido para discutir o tema e, de acordo com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a pauta já sofreu a rejeição de 66% das universidades federais do País.