sexta-feira , 19 abril 2024
Sem categoria

Lêda Borges cria prêmio para incentivar professores com práticas inovadoras dos métodos didáticos

Com o objetivo de promover novos métodos didáticos na prática diária de repassar conhecimentos a alunos da rede estadual de ensino, a deputada Lêda Borges (PSDB), apresentou o projeto de lei ordinária nº 7006/19, que cria o prêmio anual “Professor de Práticas Inovadoras”. De acordo com o caput da matéria, a premiação será concedida anualmente no mês de outubro aos cinco melhores projetos. “Poderão concorrer ao prêmio professores em pleno exercício das atividades que apresentem resultados positivos no aprendizado de alunos do ensino fundamental, médio, profissionalizante, Educação de jovens e adultos (EJA) e socioeducação”, diz o texto.

Em sua justificativa, Lêda Borges destaca a iniciativa como forma de incentivo e reconhecimento aos profissionais da educação e uma nova oportunidade de construir atributos, conceitos, valores, atitudes e habilidades aos alunos. “Vivemos um momento de constante mudança trazida pela era digital, portanto, é preciso repensar a forma, o tipo e o tempo da informação e como ela chega à juventude. Diante disso, novos métodos didáticos fazem com que o professor deixe de ser mero repassador de conhecimentos e estimula a comunidade escolar a construir juntos, novos formatos de ensino”, ressalta a justificativa.

De acordo com a matéria, será criada uma Comissão Técnica Julgadora formada por profissionais da Secretaria de Educação, para receber e avaliar os projetos inscritos. Os cinco selecionados receberão certificado de mérito educacional.

O projeto será encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), e, se aprovado, seguirá para votação em dois turnos no Plenário.