sexta-feira , 29 março 2024
Sem categoria

Projeto de Caiado para reajuste de salário de professores achata carreira do magistério

Foi encaminhado à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei que reajusta os salários dos professores da rede estadual. O projeto abrange apenas os professores que ainda não ganham o valor do Piso Salarial que está em R$ 2.556,74, em 2019, isso representa apenas 3% da categoria. 97% dos/as professores/as ficarão sem receber o reajuste, isso é um absurdo! Dessa forma, o Governo Estadual achata, mais uma vez, a carreira do magistério, desestimulando todos/as os/as outros/as profissionais. Conforme o projeto apresentado, o reajuste de 4,17%, relativo ao período de 1° de janeiro a 30 de novembro deste ano, será parcelado em 12 vezes, a partir de dezembro de 2019. O SINTEGO não concorda com essa medida e exige o pagamento para toda a categoria. A presidente do sindicato, professora Bia de Lima, articula junto aos deputados para que estes apresentem uma emenda no projeto de lei e estendam o reajuste para todos/as. Caso não haja êxito, o outro caminho possível será a Justiça, com um mandado de segurança.

Em relação a Data-Base, o Governo Estadual não se propõe a pagar o que deve para os/as administrativos/as. Infelizmente, o reajuste que é direito do/a trabalhador/a está congelado.

O pagamento dos reajustes é a pauta mais antiga do SINTEGO, e que não nos cansamos de cobrar. Reiteramos mais uma vez, o pagamento do reajuste do PISO SALARIAL E DATA-BASE É LEI! Façam valer!