domingo , 19 janeiro 2025
Goiás

Caiado quer incluir UEG e ensino básico no bolo dos 25% para Educação. Mas fica o aviso: se não gastar 25%, nem um centavo a menos, no ensino básico será crime

O governador Ronaldo Caiado (DEM) encaminhou, pela segunda vez, à Assembleia Legislativa, Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que inclui gastos com UEG e ensino básico no bolo de 25% da receita anual que, por lei, o Estado é obrigado a investir… em ensino básico. O G24H, que quer o bem de Goiás, avisa o governador: a lei é clara quando diz que o investimento em ensino básico tem de ser de, no mínimo, 25%. Se Caiado tirar um centavo deste dinheiro (como sugere o projeto) e repassá-lo à UEG, ele cometerá CRIME. 

Hoje, a situação é a seguinte: o governo repassa 25% para o ensino básico e 2% para a UEG – o que totaliza 27% da receita. Com a PEC, este somatório cai para 25%, sem que se discrimine o que vai para para a educação superior e o que vai para rede básica. Estima-se que o corte a ser realizado pelo governador será de R$ 500 milhões a cada doze meses. 

A matéria foi aprovada meses atrás, mas acabou enterrada porque continha vícios insanáveis na sua tramitação. Foi reapresentada pelo governador. 

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...