sexta-feira , 19 abril 2024
Goiás

Caiado quer incluir UEG e ensino básico no bolo dos 25% para Educação. Mas fica o aviso: se não gastar 25%, nem um centavo a menos, no ensino básico será crime

O governador Ronaldo Caiado (DEM) encaminhou, pela segunda vez, à Assembleia Legislativa, Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que inclui gastos com UEG e ensino básico no bolo de 25% da receita anual que, por lei, o Estado é obrigado a investir… em ensino básico. O G24H, que quer o bem de Goiás, avisa o governador: a lei é clara quando diz que o investimento em ensino básico tem de ser de, no mínimo, 25%. Se Caiado tirar um centavo deste dinheiro (como sugere o projeto) e repassá-lo à UEG, ele cometerá CRIME. 

Hoje, a situação é a seguinte: o governo repassa 25% para o ensino básico e 2% para a UEG – o que totaliza 27% da receita. Com a PEC, este somatório cai para 25%, sem que se discrimine o que vai para para a educação superior e o que vai para rede básica. Estima-se que o corte a ser realizado pelo governador será de R$ 500 milhões a cada doze meses. 

A matéria foi aprovada meses atrás, mas acabou enterrada porque continha vícios insanáveis na sua tramitação. Foi reapresentada pelo governador.