Hidrolândia: projeto da Ação Social oferece equoterapia para crianças especiais

A prefeitura de Hidrolândia vem sendo referência em políticas públicas e assistência social no Estado. Um dos projetos é o Vila Ipe (Igor Pancoti Equoterapia), que oferece tratamento e ajuda a crianças especiais por meio da equoterapia. São 25 crianças atendidas por uma equipe multidisciplinar (fisioterapeuta, psicóloga, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional e equitador) na casa do ex-vice-prefeito Fernando Nazaré.

O programa é coordenado pela Secretaria de Ação Social, sob comando da primeira-dama Luciana de Rezende, e está ativo às segundas, quartas e sexta, no período da manhã, na casa de Fernando Nazaré.

“O projeto foi ampliado na gestão do prefeito Paulinho. No começo era realizado no Pancoti, com apoio da proprietária, Dona Mara Pancoti, que é responsável pela implantação da equoterapia em Hidrolândia. Ampliamos esse projeto e hoje ele é oferecido gratuitamente pela secretaria”, explica a primeira-dama.

O prefeito Paulinho destaca as ações sociais da prefeitura e afirma que atualmente Hidrolândia possui uma rede proteção social eficiente e que serve de modelo para outros municípios. “O programa da equoterapia é uma prova de como nossa gestão consegue ajudar os mais necessitados. A Ação Social ainda tem outros programas importantes, como o ‘Mamãe Coruja’ e a ‘Oficina de Balé e Dança'”, afirma o prefeito.

Equoterapia

Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.