sábado , 20 abril 2024
Sem categoria

Aparecida: Gustavo Mendanha apresenta a vereadores Centro de Inteligência Tecnológica

O prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, apresentou as instalações do Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) a 20 dos 25 vereadores do município. Os parlamentares visitaram as salas e equipamentos de onde agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e profissionais da segurança pública estadual e federal vão monitorar Aparecida com imagens de mais de 2 mil câmeras.

Localizado no praça da Cidade Administrativa, no setor Residencial Solar Central Park, o CIT tem inauguração prevista para março. É de lá que os operadores irão tomar providências para prevenir e combater a criminalidade em Aparecida.

Os vereadores testaram uma das 650 câmeras de alta resolução que a Prefeitura de Aparecida está instalando em pontos estratégicos do município. Os equipamentos terão o reforço de mais 2 mil câmeras que já monitoram repartições públicas do município.

O presidente da Câmara Municipal de Aparecida, Vilmar Mariano (MDB), aprovou o aparato do CIT. “Isso é uma inovação total da nossa cidade. A implantação dessas câmeras dará mais segurança e vai eliminar a bandidagem em Aparecida”, disse ele.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, professor Cleomar Rocha, explicou os objetivos do CIT. A unidade vai operar nas diretrizes do projeto Cidade Inteligente, idealizado por Gustavo Mendanha. Com investimento de R$ 55 milhões, o projeto busca modernizar e baratear a prestação do serviço público em áreas como saúde, educação, meio ambiente e segurança pública fazendo uso de recursos tecnológicos.

De acordo com o prefeito Gustavo Mendanha, a finalidade prioritária das câmeras será a de contribuir para a segurança pública. “Com esse investimento maior em segurança, nós teremos uma redução na criminalidade, e o indicadores poderão mostrar uma série de crimes que acontecem no município. Dessa forma, nós vamos tomar providências para pacificar a cada dia mais a nossa cidade”, acrescentou Gustavo.