quinta-feira , 25 abril 2024
Sem categoria

Lissauer apresenta propostas para garantir acessibilidade e inclusão social a deficientes

Sensível à pauta da inclusão social e atento às questões de acessibilidade, o presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSB), apresentou nesta quarta-feira (19) três projetos de lei de grande repercussão social. Entre eles, o que disponibiliza cadeiras de rodas nas repartições públicas, visando atender os requisitos de acessibilidade, outro que destina um porcentual de vagas de estágio para pessoas com deficiência nos órgãos governamentais e mais um que disciplina a realização de eventos esportivos no Estado.

Com relação à matéria que trata da disponibilização de cadeiras de rodas nas repartições públicas, o chefe do Poder Legislativo justificou que o projeto tem como finalidade principal atender os requisitos de acessibilidade as pessoas com deficiência física ou com mobilidade física reduzida. Segundo ele, a proposta é inovadora em Goiás e deve “impactar de forma positiva” na qualidade de vida da sociedade.

Visando contribuir para a inclusão social, o presidente da Alego também apresentou mais um projeto voltado para a integração dos jovens com de necessidades especiais. A proposta tem como finalidade reservar 10% das vagas de estágio na administração pública do Estado ou nas empresas goianas que recebam incentivos isenções fiscais para alunos oriundos da rede pública estadual de ensino portador de deficiência. De acordo com o parlamentar, a iniciativa está em consonância com a Constituição Federal.

Lissauer ainda propôs outro projeto relacionado à disciplina e organização dos eventos esportivos em Goiás. A matéria visa proporcionar maior segurança aos participantes de atividades esportivas no Estado com a presença do policiamento preventivo e ostensivo, independentemente do local a ser realizado o evento, permissão dos órgãos competentes para a realização do evento, obrigatoriedade do contrato de seguro contra riscos e acidentes dentre outros.