sexta-feira , 29 março 2024
Sem categoria

Cileide Alves: Caiado escorregou no populismo barato ao prometer reduzir o imposto da gasolina 

Em artigo neste sábado (22) no Popular, a jornalista Cileide Alves analisa o discurso de Caiado quando era candidato e o de hoje como governador, e aponta que ele escorregou no populismo barato ao prometer reduzir o imposto da gasolina. 
 
Para ela , o episódio populista de Caiado é ilustrativo de promessa impossíveis de serem cumpridas, mas muito comuns em campanhas eleitorais. “Em outras palavras, é um discurso meramente populista, pois impraticável”, anotou.
 
Cileide pergunta: “O que mudou, já que o contribuinte continua pagando o mesmo imposto?” E responde ela mesma: “A posição de Caiado.”
 
Segundo ela, “o político que investiu sobre a alíquota era candidato da oposição e o que hoje se recusa a reduzi-la é governador, que tem responsabilidade de pagar as contas todo mês”.
 
Ao apontar o populismo de Caiado, Cileide sentencia: “O discurso populista é tentador para quem faz a promessa e para quem escuta. O político ganha votos e o povo, ilusão. Entretanto, ele cobra um alto custo de ambos. Frustra o eleitores e expõe o político. E, pior, desacredita a própria política”.
E arremata: “Enquanto o discurso e palanque não se aproximarem da realidade do gabinete e de quem tem a responsabilidade de governar, os políticos e a população vão pagar um preço alto por destemperos verbais’.