Exemplo de funcionamento em Goiás, o Samu de Anápolis garantiu – pela primeira vez, desde sua implantação na cidade – a ampliação de sua frota. As duas viaturas de suporte básico serão entregues pelo prefeito Roberto Naves nesta quinta-feira (5) e vão se juntar às quatro já existentes desse modelo e também às duas de suporte avançado, passando de seis para oito ambulâncias de resgate, além de duas motolâncias.
O projeto de ampliação do Samu de Anápolis, feito pela atual gestão do ptefeito Roberto naves, contemplou ainda a criação de uma base em Corumbá de Goiás com duas viaturas e a aquisição de mais uma ambulância para a base de Pirenópolis. Lembrando que a Central de Anápolis atende aos municípios que compõem toda a Regional Pireneus: Alexânia, Abadiânia, Campo Limpo, Gameleira, Goianápolis, Terezópolis de Goiás, Cocalzinho, Pirenópolis, Corumbá de Goiás, Padre Bernardo e Mimoso de Goiás. Na região, são quase 490 mil habitantes amparados pelo Samu 192.
Todo processo de ampliação veio após a renovação de toda a frota alcançada no ano passado junto ao Ministério da Saúde, devido à excelência do serviço realizado pelo Samu de Anápolis. As viaturas, mais modernas, chegaram para substituir as antigas que passaram a compor a reserva técnica, num total de quatro, um ganho da atual gestão que garante a funcionalidade integral do atendimento.
Outra função para as ambulâncias antigas é o transporte sanitário que, após autorização do Ministério da Saúde, podem ser utilizadas para remoção de pacientes que não sejam casos de alta complexidade. Atualmente são sete viaturas destinadas para esta finalidade que também serão substituidas.