sexta-feira , 29 março 2024
Sem categoria

Em Brasília, Lissauer coordena debate sobre compensação financeira de estados e municípios pela Lei Kandir

Em vento do encontro do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil, do qual é presidente, Lissauer Vieira (PSB) se reuniu com 16 representantes do legislativo de todo o país na quinta-feira (12), em Brasília, para discutir pautas relacionadas à Lei Kandir.

De acordo com o chefe do Legislativo goiano, o objetivo do diálogo em Brasília foi encontrar soluções e promover ações referidas ao andamento do Projeto de Lei 511/2018, que pede a compensação financeira pela União aos Estados, Distrito Federal e municípios em função da perda de receita decorrente da desoneração de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre exportações de bens e da concessão de crédito nas operações anteriores.

“O que queremos é buscar uma solução para a Lei Kandir, que há 24 anos vem arrolando, sem regulamentação, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 500 bilhões aos estados e municípios. Nossa meta é fazer uma mobilização organizada com todos os estados para encontramos uma saída e pôr fim a esse impasse”, disse Lissauer.

O parlamentar explicou ainda que ficou definido no encontro que os Estados apresentarão uma carta ao Congresso Nacional solicitando a apreciação PL 511. Segundo ele, a intenção é chamar a atenção da União acerca de providências sobre o tema.

“Nosso objetivo é de que que esse projeto seja regulamentado daqui para frente. Nós vamos elaborar essa carta e marcar audiências com os presidentes do Senado, Câmara Federal e com o Ministro Gilmar Mendes para chegarmos, juntos, a um consenso”, frisou.