terça-feira , 23 abril 2024
Internet

A cura: remédio que tratou malária é testado contra coronavírus

A notícia publicada no jornal Correio Braziliense diz que a cloroquina, remédio originalmente desenvolvido para malária, pode receber o aval da Food and Drug Administration (FDA), o órgão de vigilância sanitária norte-americano, para a nova indicação.

O presidente Donald Trump chegou a dizer aos jornalistas, ontem, que a droga já estava aprovada para tratar pacientes de Covid-19. “Poderemos disponibilizar esse medicamento quase imediatamente. Já passou pelo processo de aprovação, foi aprovado. Reduziram muito o tempo, muitos meses”, afirmou. Porém, ele foi corrigido por Stephen Hahn, comissário de alimentos e medicamentos da FDA pouco depois.

O extrato da cloroquina, substância retirada da casca de uma árvore, era usado por indígenas peruanos para tratar febre no século 16. Por destruir o Plasmodium falciparum, protozoário causador da malária, passou a ser usada com esse fim quando foi introduzida na Europa.

O medicamento foi substituído por drogas mais potentes, porque o patógeno se tornou resistente, mas vem sendo testado como antiviral, quando associado a outros medicamentos. Para HIV e hepatite C, a substância não demostrou atividade. Porém, testes in vitro (no laboratório) com a cloroquina mostraram que a substância “é altamente efetiva” no controle da infecção, segundo um estudo do Instituto de Virologia de Wuhan — a cidade chinesa onde a pandemia começou — publicado na revista Nature Cell.
No Brasil profissionais da saúde comentam os testes.

Veja o depoimento do médico Aléssio Alves

https://www.facebook.com/406337232793815/posts/2812099952217519/

Artigos relacionados

Internet

Instabilidade mundial: WhatsApp fora do ar na manhã desta terça-feira

O WhatsApp parou de funcionar em várias partes do mundo nesta terça-feira...

Internet

WhatsApp oferece nova opção de status e vai deixar você esconder que está ‘online’

Em busca de mais privacidade, o desejo de muitas pessoas é saber...

Internet

“Vejo vocês em breve”: fundador do Orkut reativa site e promete novidades

O site oficial do Orkut foi reativado, nesta quarta-feira (27), pelo seu...

Internet

Elon Musk compra Twitter por US$ 44 bilhões

O Twitter (TWTR34) estava em negociações avançadas para ser vendido ao CEO da Tesla...