O modelo drive-thru está sendo adotado por várias cidades do país, por ser considerado uma alternativa segura para evitar proximidade entre pessoas e, assim, mitigar o risco de transmissão da Covid-19. “Vamos atingir mais da metade da população idosa de Anápolis em apenas duas ações. Considerando que estamos fazendo de uma forma segura, comemoramos o sucesso desse desafio”, diz o coordenador de vigilância sanitária, Júlio César Spíndola.
Fases
A segunda fase da campanha de vacinação, programada para iniciar no dia 16 de abril, imunizará professores de escolas públicas e privadas, além de pessoas ligadas às forças de segurança e salvamento.
Num terceiro momento, no dia 9 de maio, amplia a quantidade de pessoas: crianças de seis meses a cinco anos de idade, jovens entre 12 e 21 anos que estão em medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, gestantes, povos indígenas, pessoas com doença crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, e adultos com idade entre 55 e 59 anos de idade.
Profissionais da saúde
Os profissionais da área da saúde, que são parte do grupo prioritário, receberão a vacina no local de trabalho. O coordenador de vigilância sanitária lembra que profissionais da saúde que estão de férias, licenças, atestados e/ou afastados por quarentena devem aguardar o planejamento da próxima semana, com a definição dos pontos de vacinação.