quarta-feira , 24 abril 2024
Sem categoria

Governador flexibiliza isolamento e libera o comércio no Tocantins

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM), liberou na segunda-feira (13), por intermédio do Decreto nº 6.083/2020, o funcionamento dos estabelecimentos comerciais que realizam atividades e serviços não essenciais. A medida engloba todo o comércio que estava fechado por causa da pandemia do novo coronavírus. A decisão foi tomada em uma videoconferência com os integrantes do Comitê de Crise, trinta dias após ser decretado estado de emergência e de calamidade pública.

A partir de agora, cada prefeito tem autonomia para decidir sobre as medidas adotadas no município. Em nota, a prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro (PSDB) disse que o Centro de Operações de Emergência em Saúde se reunirá para discutir, sob a ótica da saúde pública, as deliberações do boletim do Ministério da Saúde e do decreto do Governo Estadual em relação ao isolamento social, para posterior tomada de decisão pela gestão municipal.

No Tocantins, foram confirmados 26 casos da Covid-19, sendo 13 homens e 13 mulheres, segundo boletim divulgado na noite de segunda-feira, 13. O estado é o único do Brasil que não registrou nenhuma morte pela doença. Palmas é a cidade com maior número de pacientes, com 16. Araguaína continua com seis confirmações e Gurupi, Dianópolis, Cariri do Tocantins e Paraíso do Tocantins tem um caso cada.

O decreto contendo a liberação ressalta, entretanto, que permanecem vedadas a aglomeração, circulação dos transportes e as visitas a unidades prisionais. As aulas na rede pública da educação também continuam suspensas. Os estabelecimentos que foram liberados para funcionar terão que adotar controle de acesso para evitar aglomerações, estimular a lavagem das mãos, o uso de álcool em gel 70% e a observância da etiqueta respiratória.
No decreto estadual, o governo recomenda aos prefeitos que sejam adotadas medidas para o distanciamento social seletivo. O termo significa que apenas alguns grupos devem ficar isolados, selecionados por apresentarem mais riscos em desenvolver a doença, ou mesmo aqueles que podem apresentar um quadro mais grave, como idosos, pessoas com doenças crônicas, além de condições como obesidade e gestação de risco.

O secretário estadual da Saúde, Edgar Tollini, informou que o Estado vai abrir mais leitos e deixar o serviço público preparado para uma eventual situação. “Tivemos o menor número de infecções por 100 mil habitantes, nós não temos nenhum paciente na área pública internado. Os que vieram, já saíram e todos eles foram testados e tratados. O Estado se preparou, mas não vai deixar de ampliar as medidas para que nós possamos ter um pouco a mais de segurança”.

Recomendações

O Comitê de Crise recomendou algumas medidas de prevenção e controle para a continuidade das atividades:
• Garantir o distanciamento em filas para pagamento com marcação identificada aos clientes;
• Recomenda-se a suspensão do transito interestadual, bem como visitantes de outros estados;
• Manter o distanciamento entre os colaboradores com distância de 2 metros;
• Manter o ambiente arejado;
• Banheiros higienizados dotados de sabão líquido e papel toalha;
• Disponibilizar utensílios descartáveis nos serviços de bebidas e alimentação;
• Os estabelecimentos comerciais estarão sujeitos à fiscalização pela Vigilância Sanitária municipal, apoio dos órgãos e corporação integrantes da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins e Guardas Metropolitanas.