TCE disponibilza painéis de acompanhamento dos gastos públicos estadiaos com o combate à covid-19

O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) disponibilizou em seu site novos painéis que permitem ao cidadão visualizar, de forma simplificada, a situação fiscal do Estado, além de acompanhar os gastos públicos estaduais com o combate ao novo coronavírus. Os painéis são acessados na aba Observatório do Cidadão.
São disponibilizados gráficos e tabelas interativas que permitem a aplicação de filtros para facilitar a utilização das informações, sendo possível também a exportação para planilhas e outros aplicativos.
O painel de acompanhamento dos gastos com o combate à covid-19 traz informações como número e data dos processos de compra, órgão, fonte dos recursos, nome do fornecedor, item adquirido, valores, modalidade de contratação, fase da despesa, entre outros.
Já o módulo de monitoramento da situação fiscal oferece dados detalhados da receita estadual em suas diversas fontes de arrecadação, informações estruturadas acerca da despesa pública dos poderes e órgãos autônomos.
Presidente do TCE-GO, o conselheiro Celmar Rech explica que a iniciativa visa permitir que o cidadão acompanhe a situação fiscal de Goiás e os gastos para contenção da pandemia de uma forma mais simples e intuitiva, contribuindo para a fiscalização da aplicação dos recursos públicos.
O secretário de Controle Externo do TCE-GO, Vitor Gobato, destaca que o Observatório do Cidadão é um convite para que a sociedade goiana exerça também o papel de acompanhar e controlar os gastos públicos. O TCE-GO tem como objetivo estratégico estimular o controle social. “Essa é uma iniciativa que busca esse objetivo, fomentar o interesse da população em fiscalizar a boa aplicação dos recursos públicos estaduais”, observou.