De acordo com o texto, qualquer pessoa que estiver transitando no município sem máscara estará sujeito à sanção. Os valores arrecadados serão destinados ao Fundo Municipal de Saúde e utilizados no combate a doença.
Em entrevista ao Mais Goiás, o prefeito da cidade, Vinícius de Cecílio Luz (PSDB), afirmou que a obrigatoriedade já constava no decreto anterior, publicado no dia 19 de abril. Apesar disso, as pessoas não estavam cumprindo a determinação.
“Resolvemos tomar essa medida por conta do número de pessoas que não estava cumprindo a determinação do decreto. De quinta-feira para cá, o número de casos triplicou. Passou de seis para 24. Por isso, resolvemos colocar esta sanção. A medida começou a ser aplicada hoje”, disse o prefeito.
Vinícius ressaltou ainda que os autos de infração já foram confeccionados e que qualquer fiscal do município pode aplicar a multa. “Todos os fiscais já possuem o auto. Fiscais de obras, de tributos, do meio ambiente, etc. A fiscalização rodar nos bairros para checar o cumprimento do decreto. Se verificarem que alguém não está utilizando a máscara, vão notificar a pessoa na hora”.