sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

Efeito Caiado: confiança do empresário goiano despenca nos últimos 60 dias, diz Fieg

O Índice de Confiança do Empresário Industrial Goiano (ICEI-GO) de maio ficou em 43,6 pontos. É o que indica relatório da área técnica da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). O resultado é o segundo pior desde de abril de 2016 e mostra recuo de 15 pontos nos últimos 60 dias, aponta o Jornal Opção.

Apesar da queda brusca, o indicador apresentou fôlego frente a abril, quando bateu 38 pontos. A melhora de 5,6 pontos em relação ao mês anterior foi puxada, principalmente, pelo indicador de expectativas, que se mostrou melhor em maio. Entretanto, na comparação com maio/2019, a queda chega a 14,7 pontos.

O ICEI é composto pelo Indicador de Condições e Indicador de Expectativas. O primeiro mede as condições atuais de negócios comparadas com os últimos seis meses e o segundo, as perspectivas para os próximos seis meses.

Crise do coronavírus

A atual crise impactou todos os portes de empresas. Na comparação com igual período do ano passado, as grandes empresas mostraram-se menos confiantes (-17,2 pontos), seguidas pelas médias (-14,2 pontos) e pequenas (-10,2 pontos).

O relatório técnico da Fieg indica que há incerteza dos empresários diante da retração econômica.